Pão de Gergelim e Queijo Cheddar

janeiro 15, 2007 at 9:15 pm (misturando)

img_0705_peq.jpg Não há nada como um pão fresquinho, feito em casa. A receita abaixo foi traduzida de Bread For All Seasons, por Beth Hensperger. Este é um pão da primavera… deve ser pelas sementes de gergelim, associadas com a quaresma, e abundância de ovos com o final desta. O pão é salgadinho, o sabor do queijo bem forte, fica ótimo com manteiga. No dia seguinte, tostado, fica melhor ainda. A autora recomenda comer o pão com fatias de maçã ácida, deve ficar uma delícia, mas desta vez não deu tempo de experimentar. Da próxima vez vou fazer a receita dupla, com 6 xícaras de farinha, conforme no livro. Abaixo vai a receita para uma broa somente.

O livro é ótimo, já experimentei várias outras receitas e todas ficaram gostosas. Também de Beth Hensperger é Bread Made Easy: A Baker’s First Bread Book, onde são ensinados em detalhe e muitas fotografias os processos básicos para fazer pão branco, integral, doce, pão de ovos e pão rústico. Este livro foi minha escola de fazer pão quando comecei a me aventurar além da máquina. Depois aprofundei meus conhecimentos com o excelente The Bread Baker’s Apprentice, por Peter Reinhart.

Naturalmente a receita abaixo pode ser preparada em máquina de pão. Eu gosto de fazer o primeiro crescimento na máquina, e prosseguir com a receita acrescentando a segunda porção de queijo, moldando o pão numa forma para o segundo crescimento, e finalmente assando no forno.

Pão de Gergelim e Queijo Cheddar

img_0700_peq2.jpg3 colheres de sopa de sementes de gergelim levemente tostadas
1½ colher de chá de fermento biológico seco
Pitada de açúcar
1 xícara de água morna (40° à 46° C)
1 colher de óleo vegetal
1 colher de chá de sal
1 ovo
2¾ à 3 xícaras de farinha de trigo
180g de queijo Cheddar ralado grosso (ou outro queijo firme e salgado como Fontina ou Gruyère)

Em uma pequena vasilha combine o fermento e açúcar com ¼ xícara da água morna. Deixe descansar uns 10 minutos, até formar espuma.

Combine o restante da água, óleo, sal, ovo, sementes de gergelim, 1 xícara da farinha e a mistura de fermento. Misture até homogeneizar. Adicione metade do queijo ralado e o restante da farinha, até formar uma massa áspera e um pouco grudenta. Vire a massa numa superfície levemente enfarinhada e amasse até alisar, adicionando um pouco de farinha se necessário, mas não deixe a massa ficar muito firme. Coloque a massa numa bacia untada de óleo, vire uma vez, e cubra com filme plástico. Deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, cerca de 1½ hora.

Vire a massa na superfície levemente enfarinhada e abra com as mãos num retângulo de 15 x 20 cm. Espalhe o restante do queijo ralado e dobre a massa ao redor do queijo, amassando levemente para distribuí-lo. Coloque a massa numa forma de pão de 22 x 10 cm, untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, cerca de 45 minutos.

20 minutos antes de assar o pão, pré-aqueça o forno em 190°C (375°F) . Faça talhos profundos na superfície do pão. Asse no centro do forno até dourar a superfície, cerca de 40 minutos. Retire o pão da forma e coloque numa grade para esfriar antes de fatiar.

5 Comentários

  1. Andrea said,

    So oce mess com estas receitas deliciosas! Que fome que isso me deu agora!
    Manda noticias! Me recuperei da SAD e tou di volta ao universo online!

  2. Kath said,

    Adorei sua página. Vou linká-la ao meu blog. Abraços e parabéns!

  3. Eu said,

    PÔXA!!! Você vive falando das receitas que tem feito, e há mais de ano não nos apresenta mais nada de delicioso… Atualiza, vai!

  4. Kate said,

    that cheddar bread looks so damn amazing. wish i could read all of that !

  5. Martin said,

    Kate, use the Babel Fish translator…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: