SigSag

julho 10, 2006 at 5:01 pm (abstraindo, matutando)

Acaba de entrar em órbita o SigSag, blog da minha irmã tecelã, bordadeira, escultora, tricoteira, crocheteira, florista e tantas outras coisas. Eu vinha insistindo com ela que criasse um blog para registrar suas artes, pois muitas coisas ela dá de presente e assim acaba esquecendo do que já fez.

Cada peça tem toda uma estória, além da beleza dos materiais crus e do produto final, existe a inspiração, o aprendizado das técnicas, as conversas de quando se estava trabalhando com mais alguém. São lembranças tão importantes e que a gente retoma cada vez que olha para aquele trabalho.

Minerva et les Muses, por Jacques Stella, 1640-45Minha amiga Gisele foi quem me inspirou a convencer minha irmã a criar seu próprio blog. E agora a Gisele e seu grupo de amigas arteiras criaram um blog dos seus encontros semanais de costura, quilting, bordados e troca de receitas culinárias. Batizaram-no de Minerva’s Circle, em homenagem à deusa romana dos trabalhos manuais e sabedoria. Ao lado está Minerva et les Muses, por Jacques Stella (1640-45).

Quando eu era criança, minhas tias e suas amigas se reuniam semanalmente na casa da minha avó, e ficavam trabalhando nos seus crochês, bordados e maquinações. Era muito divertido, peças maravilhosas foram criadas nestes encontros, as inspirações se multiplicavam, as técnicas eram passadas de uma à outra. Minha avó fazia uns riscos à mão livre e saia bordando com fios e fitas. Ela podia tirar a idéia de uma revista ou de outra pessoa, mas ao invés de copiar exatamente ela criava os moldes com as próprias mãos e ia inventando enquanto o trabalho tomava forma. Quantas bolsas, toalhas de mesa, vestidos e blusas nós sobrinhas e netas ganhamos, uma peça mais linda que a outra. Felizmente ainda tenho comigo alguns dos tesouros criados pela avó e tia que já se foram.

2 Comentários

  1. Gisele said,

    Adorei ” Gisele e seu grupo de amigas arteiras”!! Arteiras e’ otimo!
    Quem sabe domingo voce nao tem um tempo para se juntar a nos. Nao precisa costurar nao, a gente no final acaba mesmo so batendo papo e comendo!!!

  2. merenda peixe pescados said,

    Parabens !otimo blog show de bola..

    Distribuidora de pescados frutos do mar para merenda escolar restaurantes hoteis etc

    http://www.karamsmar.com

Deixe uma resposta

