Zuccotto di Noci e Lamponi

julho 9, 2006 at 10:06 pm (misturando, torcendo)

Eu poderia chamar este zuccotto de charlotte, mas hoje especialmente estou muito feliz em usar a nomenclatura italiana…

Seja qual for o nome, fazer este tipo de sobremesa com uma forma adequada ficou muito mais fácil. Já que eu planejava cobrir o zuccotto, assei o bolo diretamente na forma semi-esférica, e o encaixe do conjunto de formas fez com que a casca saísse perfeitinha, pronta para ser recheada com a bavarois de framboesas.

Para a casca do zuccotto fiz um pão-de-ló de nozes. Recheei o zuccotto com uma bavarois de framboesa, cobri com Suspiro Italiano (receita no Bolo 4 de Julho), decorei com morangos e farpas de chocolate amargo.

Pão-de-Ló de Nozes

3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher de amaretto
2 xícaras de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de leite
1 xícara de nozes finamente moídas

Pré-aqueça o forno em 175°C (350°F). Unte e enfarinhe uma forma semi-esférica e a forma para a base. Outra opção é aumentar em 1/3 a receita de pão-de-ló e usar uma forma quadrada de 30cm de lado, e uma forma redonda de 20cm de diâmetro, montando o zuccotto como explicado aqui.

Bata os ovos em velocidade média-alta. Lentamente adicione o açúcar e bata até ficar um creme grosso e esbranquiçado. Adicione o óleo e o licor, bata bem. Adicione o fermento e a farinha, alternando com o leite. Junte as nozes moídas e bata até incorporar bem.

Derrame a massa nas formas preparadas. Asse a base por uns 25 à 30 minutos, a forma semi-esférica por 60 à 70 minutos.

Purê de Framboesas

700g de framboesas congeladas
1 colher de chá de suco de limão

Coloque as framboesas num escorredor de macarrão suspenso sobre uma vasilha. Descongele as framboesas completamente (vai demorar várias horas). Ocasionalmente esprema as framboesas contra o escorredor, para ajudar a soltar o líquido.

Quando as framboesas tiverem perdido cerca de 1 xícara de suco, leve as framboesas e suco de limão ao multiprocessador equipado com lâmina de metal, e bata até virar um purê.

Bavarois de Framboesas

2 1/2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de purê de framboesas
2/3 xícara de açúcar
2 xícaras de creme de leite fresco

Coloque 1/4 de xícara do purê de framboesas e a gelatina em pó numa vasilhinha de vidro, e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao microondas por alguns segundos e misture bem para dissolver a gelatina. Misture esta porção e o açúcar ao restante do purê de framboesas.

Bata o creme de leite até que faça picos suaves. Adicione o purê de framboesas já com gelatina e açúcar, e bata até formar picos firmes.

Rende 5 xícaras de creme, o bastante para rechear uma charlotte ou zuccotto com 20cm de diâmetro. Este creme é firme o bastante para ser moldado sozinho e manter sua forma ao ser cortado com faca.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: