Pearl River Tower

abril 19, 2006 at 12:59 pm (abstraindo, matutando)

Pearl River TowerA firma de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill ganhou a competição internacional pela comissão do projeto para a Guangdong Tobacco Company em Guangzhou (uma cidade de clima sub-tropical no sul da China).

O projeto propõe um edifício auto-suficiente em termos de energia. As superfícies curvas e reentrâncias na fachada têm a função de puxar vento, que irá alimentar turbinas e produzir eletricidade. O consumo de energia também é reduzido pelo projeto interno que maximiza o uso de luz natural; vidros que reduzem absorção de calor do sol; coletores solares para esquentar água (e produzir mais eletricidade); e retenção de água de chuva para o sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.

A Architectural Record traz um artigo descrevendo os detalhes destas e várias outras estratégias de reciclagem de energia do edifício, é muito bacana.

Não deixa de ser interessante, o prédio de uma companhia de cigarros ajudando a limpar o meio ambiente!

John Hancock Center Skidmore, Owings & Merrill (SOM) é a firma de arquitetura baseada em Chicago também responsável pelo John Hancock Center (1970), um edifício bastante inteligente em termos estruturais. As braçadeiras na diagonal reduzem quase que pela metade a necessidade de aço na estrutura, e assim os 100 andares de uso comercial e residencial têm grande liberdade para arranjar o espaço interno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: